terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Escala de graduação de qualidade - Capítulo 1984

ETIMOLOGIA
A escala de graduação de qualidade começou com as famosas gírias do inglês se utilizando dos verbos "to rock" para expressar algo bom e, "to suck" para algo ruim. É muito comum ouvir alguém dizendo "this rocks/r0x!" ou "that sucks/sux".
Porém, estas palavras não supriam a necessidade de se expressar algo muito ou exageradamente bom ou ruim. Foi assim que a linguagem criada por George Orwell em 1984 foi aplicada de maneira contrária à idéia expressa no livro de diminuir o vocabulário da linguagem para apenas alguns poucos substantivos e adjetivos: no caso desta escala, tal linguagem serviu para que fossem ampliadas as formas de expressão.

ORTOGRAFIA
Então, para se alterar a intensidade dos adjetivos, utiliza-se os prefixos in, plus e dupli da seguinte maneira:
- IN: significa negação. Exemplo: pode-se expressar a frase "aquele livro do Orwell r0x!" como "aquele livro do Orwell in-sux!".
- PLUS: para aumentar a intensidade do adjetivo. Exemplo: "esse jogo plus-rox!". Um correspondente em inglês seria "this game r0x hard!" ou em português, "esse jogo é muito bom!".
- DUPLI: só deve aparecer caso plus já tenha sido usado e serve para dobrar a intensidade do mesmo. Exemplo: "esse filme dupli-plus-sux!". Quer dizer algo como "esse filme é muito, muito ruim!" ou "that movie sux very hard!"

GRAMÁTICA
Os prefixos devem aparecer sempre separados por hífen e o mais perto do adjetivo na seguinte ordem: in, plus e dupli. Um exemplo que usa todos ao mesmo tempo: "esse álbum dupli-plus-in-sux!" e significa alguma coisa do tipo "esse álbum é exageradamente bom!".

ESCALA PROPRIAMENTE DITA
Indo de cima para baixo, a escala sugere o decrescimento de qualidade:

dupli-plus-r0x ou dupli-plus-in-sux
plus-r0x ou plus-in-sux
r0x ou in-sux
sux ou in-r0x
plus-sux ou plus-in-r0x
dupli-plus-sux ou dupli-plus-in-r0x

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahaha, belíssimo o seu tratado gramatical!!!

Anônimo disse...

Pois é, cara. Esse artigo está plus-rox.

Abraços,
Padre

Anônimo disse...

:)