quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Escala de graduação de qualidade - Capítulo Musical

ETIMOLOGIA
A escala na sua forma 1984 não estava suprindo as necessidades de expressão com a intensidade desejada. Então, a música serviu de alicerce para a criação da escala de graduação de qualidade na sua forma atual utilizando-se de gêneros musicais. Será apresentada aqui uma breve história da formação da nova escala e seus diversos aprimoramentos. Tudo começou com uma brincadeira como no diálogo a seguir:

- Hey, isso MetalZ!
- Como assim?
- É, plus-r0x!
- Ah sim, mas de onde surgiu esse "MetalZ"?
- Pense comigo, uma coisa mais do que rock: metal! Então, mais que r0x: MetalZ!


Foi então que o gênero Heavy Metal foi escolhido para expressar algo com muita qualidade. No próximo diálogo, é mostrada a criação da mesma criatura para definir o que é muito ruim:

- Credo, que pagodZ!
- O que viria a ser pagodZ?
- Uma coisa ruim... muito ruim por sinal! Nunca ouviu alguém dizer "estava andando na rua, não prestei atenção e pisei naquele monte de pagode" ou "Putz, que pagodão..."?


Mais tarde, os termos ClassicalZ e funkZ foram adicionados de maneira a querer dizer dupli-plus-r0x e dupli-plus-sux, respectivamente.
Mas por que razão mudar a escala anterior? Como é possível perceber, as palavras são bem mais curtas e conseguem demonstrar muito mais emoção do que as da escala antiga.
Por fim, a escala ainda apresentava o mesmo problema que a anterior: não havia nenhum verbete que se referisse a algo neutro. Logo, um outro ser na face da Terra, depois de pensar um pouco após ter sido questionado a dar uma opinião, soltou um "Hummm... popz!". Todos ao redor entenderam de forma natural, afinal, existe coisa mais neutra do que as famosas músicas de elevador, ou o gênero "Alpha FM"?

ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA
- Tirando os originários da linguagem que terminam com a letra X, seus derivados devem terminar com a letra Z.
- Os adjetivos bons devem começar e terminar com letra maiúscula; os ruins, somente terminar. A razão para isso é bem simples: começar com letra maiúscula indica quão nobre são os gêneros escolhidos para coisas boas; terminar com a letra maiúscula reforça a intensidade de cada um. A exceção é o adjetivo neutro, que começa e termina com letra minúscula, mesmo porque popz não fede nem cheira.

ESCALA PROPRIAMENTE DITA
De cima para baixo, a escala sugere o decrescimento de qualidade:

ClassicalZ
MetalZ
R0X
popz
suX
pagodZ
funkZ

Um comentário:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk, fantástico!! Principalmente a "música de elevador"!!! hehehe.... vou começar a reparar nas músicas que são tocadas em elevadores... nunca tinha parado para pensar em algo do tipo....
Ah, agradeço as explicações neste capítulo, foram-me muito úteis... lembra-se de que eu havia perguntado? Ficou super claro agora!! Muito obrigada! :-)
E o popz é genial! Dá-lhe Barbão!!!