quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Fotos


Tem gente que não gosta de sair em fotos. Ficar posando, falando "x" até acertar, achar que tudo está artificial... E com o milagre da câmera digital, as poses são repetidas três, quatro vezes, até a telinha LCD mostrar que a última saiu realmente boa.
Então, essas que não gostam de sair em fotos, preferem bater fotos dos lugares por onde passam sem ninguém conhecido mesmo. "Que coisa sem graça não aparecer... como dizer que você passou por lá?" E daí? O importante não é aparecer; tirar fotos é bom pra se recordar um momento, pensar num dia especial, lembrar de alguma singularidade vista que talvez jamais aconteça de novo.
Uma amiga me mostrava fotos de São Vicente esses dias. Por fim, me mostrou duas lindas fotos ao cair da noite que estavam mais pra cartões postais: uma de um mirante e outra de uma ponte pênsil já iluminada em todo seu contorno. Depois me perguntou: sabe quem bateu? Respondi questionando se era ela. "Sim, foram as fotos mais bonitas que já bati." Junto com essa frase, dava pra sentir o brilho que carregava consigo sobre o dia que passara e sobre conseguir um olhar tão especial da cidade. É bem o tipo de pensamento que vagueia a mente e nos deixa somente a observar. E quando vamos guardar as fotos e voltar a pensar, o único esboço de pensamento é: não preciso pensar em nada, elas já dizem por si só.
Em minha primeira visita ao Rio de Janeiro, eu quis fotografar tudo o que via de bonito; enfim, não estou acostumado a passar por lá todos os dias. Depois de cinco dias de chuva intermitente, finalmente fui passear pela cidade: fez um sol para embelezar o lugar e não para torrar as pessoas. Melhor do que conhecer o que há de interessante na cidade maravilhosa foi passear com meus padrinhos, que adoro tanto, como guias-turísticos. Em qualquer ocasião, estar com eles é muito divertido, é muito bom. Aproveitando o momento, resolvi tirar essa foto (do Corcovado com visão para o Pão de Açúcar); ela é a metáfora perfeita de tudo o que aquele dia significou: foi uma das fotos mais bonitas que já bati.

4 comentários:

Anônimo disse...

Lindo post, Artur.
Realmente a foto é lindissíma!!
Eé incrível como uma fotografia tem a magia de nos transportar para o local e época em que foi tirada e mexer com a nossa memória, fazendo-nos lembra de situações que estavam guradadas num cantinho especial de nossa mente. eu ainda não escrevi, mas o post de hj do meu flog será justamente sobre essa magia encantadora das fotos e sobre o triste fato da nossa memória, que nos prega peças e nos faz esquecer de situações, muitas vezes importantes, como se elas tivessem acontecido há muito e muito tempo. Fotografar é uma arma que temos conra o esquecimento, e o quão gratificante é olhar uma bela fotografia, mesmo que não esteja,os nela, e lembrar das sensações daquele momento.
Artur, seu post foi inspirador!
Parabéns!
Beijokas!
=]

Anônimo disse...

Hum, para falar de fotos eu sou suspeita! Porque eu as adoro! Não as minhas em si (sim, é preciso tirar um monte para então escolher um ou duas menos piores), mas fotos de momentos inesquecíveis, de lugares incríveis que despertam sentimentos mágicos. Tenho muitas fotos aqui que são pra lá de especiais! Gostei muito da foto que colocou, Tu. Aliás, gostei de cada ponto final do seu blog, que é tão Artur. Eu estou passando aqui todo dia não porque prometi, mas porque eu realmente sinto vontade de vir. Te adoro muito! Obrigada por existir e enfeitar minha vida!
Beijos!
*Aguardando ansiosa o próximo capítulo da novela... ;)

Anônimo disse...

hsuauhs ... eu sou um daqueles que naum gosta de sair em fotos .( vc bem sabe né)... naum é pela foto em si mas sim pela pose ... acho que posar pra foto estraga o momento ... a foto tem que ser o mais espontanea qto é possivel ... e as mauqinas digitais como vc ja disse estragam isso ... anum só pela possibilidade da visualização da foto qto pela demora com que se bate a foto ... vc tem que ficar mó tempão na mesma posição parecendo um boneco de cera ... resumindo ... fotos espôntaneas + momentos incriveis + pessoas incriveis = imagens eternamente saudosistas.

falou .. abraço!

Anônimo disse...

Fala, Arthur! Finalmente, alguém que concorda comigo! O legal é tirar fotos dos lugares. Não que tirar fotos das pessoas nos lugares seja ruim, mas eu também não gosto de poses. Prefiro fotografar as pessoas agindo naturalmente, sem "artificialidades", dar "aquele" flagra.
Nice Post, man! (sentiu o trocadilho?)

Robert