terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Arte Digital

Não muito distante do post de criação, recordei-me do dia em que pensava em arte digital. O que viria a ser? Bem, uma concepção minha seria algo que é criado no mundo da Internet e que não é publicado em livros, revistas, não seja exposto "realmente" numa galeria de arte... Digamos que algo totalmente suscetível ao tempo, que pode perder o sentido de um dia pro outro. E a criação, muitas vezes genial, acaba desaparecendo num piscar de olhos, e quem não a viu enquanto estava no ar, nunca mais terá chance de apreciar; mais: nunca saberá que existiu um artista que um dia sem querer pensar criou algo tão diferente, entretanto tão passageiro. Motivo pra começar a pensar nisso: mais uma vez o orkut foi responsável...
Pode parecer idiota para qualquer internauta o que postarei nas próximas linhas, porém pode começar a fazer sentido pra quem tiver a paciência de ler.
"O orkut é uma página de internet criada pela empresa Google e tem como objetivo aproximar as pessoas com quem um indivíduo se relaciona socialmente. Como? Nesta página, cada pessoa faz um cadastro colocando informações pessoais que serão visíveis por todos que se cadastrarem e poderá ver também as informações de outros usuários. É possível conhecer pessoas novas e encontrar amigos; querendo escrever algo para a pessoa desejada, basta passar em sua página de recados e deixar um comentário (também visível por quem passar por ali) e a pessoa lerá da próxima vez que acessar o site, como se fosse um e-mail, só que público."
Explicado o que é o orkut, podemos falar de um modismo que se apossou desta rede de relacionamentos: as conversas por "páginas de recados". Eis que uma pessoa que logou no site recentemente encontra um amigão que também logou recentemente e elas começam a deixar recados umas pras outras em pequenos espaços de tempo, parecendo que estão usando algum programa de mensagens intantâneas.
Então, aparece de tudo: conversas confidencias, besteiras, coisas sem sentido, palavras jogadas, enfim, uma salada, ou melhor, uma sopa de letrinhas.
Tudo bem detalhado até agora, chegamos à parte interessante. Visitando a página de um amigo (não preciso dizer quem é, apesar de muito especial... vou chamá-lo somente de Henrique), reparei em sua página de recados, recados pra ele mesmo. Detalhe: não era só um, não era um lembrete, não era uma simples expressão de estado de espírito (como muitas vezes eu mesmo costumo fazer); era uma conversa. Vou postá-la na íntegra, já em ordem de cima pra baixo:
"
18h13min: Oi Henrique, como vai?
18h16min: Tudo bem, e você?
18h17min: Vamos levando, sabe como são as coisas, né?
18h17min: Ah, essa vida... essa vida...
18h17min: E aí, o que faz por aqui, no meu orkut?
18h18min: Ah, estava sem nada pra fazer, aí resolver ter uma conversa comigo mesmo!
18h19min: Mas... pelo orkut? Não entendi!
18h20min: Ah, é que eu sou o Henrique moderno. E hoje em dia, o que está na moda é conversar pelo orkut, porque aí todo mundo pode ver. Bom, é isso que parece pra mim.
18h23min: Ah, tá. Puta negócio estranho. Sei lá... Bom, desculpa interromper nossa conversa: como sempre, mas eu sou o Henrique não-moderno, não-comunicativo. Essa conversa já me encheu o saco. Vou dormir.
18h24min: Ok, vai lá, eu vou continuar aqui conversando com várias gatinhas! Hehehehehe
"
Batizado por ele mesmo como "uma conversa do eu com o eu contemporâneo", esse diálogo despertaria o riso de qualquer indivíduo que passasse por aquela página enquanto ele se mantivesse na primeira página. Criativo? Demais. Como uma outra amiga diria, é uma nova maneira de aposentar o espelho.
Infelizmente, do mesmo jeito que a criatividade emerge rapidamente na Internet, ela desaparece de uma hora pra outra. Antigamente, mesmo que não fosse publicado, um autor rascunhava algo em um papel e, um dia, poderia vir a ser importante. Atualmente, neste mundo virtual, nada é guardado.
No próprio orkut, onde pessoas expõem o que sentem em algum momento, podem muito bem, por alguma coisa ruim (geralmente relacionamentos que terminam), apagar milhares de histórias interessantes que fizeram parte de sua vida.
Um pouco mais difícil de acontecer: e se o orkut sumisse? Ou perdesse a popularidade? Por mais sólido que algo se torne virtualmente, isso é possível. No passado, todos conversavam via ICQ (há internautas que nem façam idéia do que é), até que surgiu o MSN, e que pode ser "exilado" com o aparecimento recente do Google Talk. Caso aconteça com o orkut, a criação desse amigo não teria mais sentido, ficaria fora de contexto. Mesmo explicado direitinho nesse post, o diálogo não teria o mesmo impacto como teve pra quem passou naquela página em tais dias.
Essa conversa postada há três parágrafos, não sei por qual motivo, não existe mais. Foi colocada aqui por eu ter tido a sorte de vê-la na hora certa e guardá-la pra mim.
Então, fica essa pergunta, e espero que ela não desapareça tão rapidamente pra que alguém possa pensar numa sugestão para uma possível solução: como se guardar ou manter importante a arte digital?

Nenhum comentário: