terça-feira, 9 de janeiro de 2007

O "tio" do busão

Há muito tempo, peguei o ônibus dentro da faculdade para regressar a minha casa, como em todos os dias normais, por volta das onze da noite. Passando pela catraca, notei que todos os bancos da janela estavam ocupados, logo me sentei à esquerda de um senhor que aparentava ter de 55 a 60 anos, de cabelos grisalhos, longos e bagunçados (não era o Einstein) que folheava umas provas de física ou matemática com marcações de notas baixas.
Como sempre, estava despreocupado escutando música na época em meu discman (e devia ser Metal) quando comecei a ouvir uns grunhidos e uivos, os quais não conseguirei reproduzir pela escrita... Retirei o fone da orelha esquerda pra que o "tio" não percebesse que eu prestava atenção. Além dos barulhos, ele esfregava as mãos e balançava o tronco pra frente e pra trás na poltrona, quando começou a falar: eu vou surtar... eu vou surtar... eu vou surtaaaaaaarrrr!!!!!
Nunca vi cena tão enigmática... Ele começou a dar socos com as duas mãos no banco da frente. Eu não sabia o que fazer: levantar, pedir pra ele se acalmar, rir, ficar com medo ou continuar sentado como se nada estivesse ocorrendo. Decidi pela última opção. Os comportamentos das pessoas se dividiam entre os quais citei e quando olhavam pra mim, a minha única reação era de expressar somente com a face: "É verdade, eu não o conheço!" ou "Não, pessoal, não é o meu irmão mais velho".
O ritual do "tio" ainda se repetiu mais uma vez após um súbito acalmo de sua parte quando desceu do ônibus e encarou as pessoas dentro dele como se dissesse: o que estão olhando??? Tranqüilidade estabelecida, a moça que sentava à frente dele virou para trás assustada e, pra minha surpresa, era uma amiga de cursinho do ano anterior. "Pensei que ele ia me bater", ela disse. Ao mesmo tempo que fiquei com dó, achava tudo muito engraçado e ria incesantemente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Artur!!
Hehhee
Essa história é metals!! hhee queria ter estado lá para ver a sua cara! ehhhehhee
O mais legal é ver-te encenando o ocorrido, imitando o "tio". hahahah
É uma história para se contar pelo resto davida...
Beijokas!!
=]

Anônimo disse...

Amei a história. Não foram poucas às vezes em que eu mesma passei por coisas assim no ônibus ou mesmo no metrô. Como por exemplo uma mulher que conversava e beijava freneticamente seu maço de cigarros e depois que me pegou olhando, começou a me encarar e falar baixinho me olhando (depois de passar pela psiquiatria em estágio, acho que ela tinha um 'quê' de esquizofrênica, mas...não sei...). Amo seu blog! E te adoro...muito! ;)

Anônimo disse...

Eu vou surtar!!! Eu vou surtar!!!! Calma, é brincadeira!! Não vou surtar, não, apesar de a saudade ser grandiosa!!!!
Te adoro!!!! Até segunda!!! Vou trabalhar.... se vc estiver por lá, a gente se encontra pra botar a conversa em dia e ouvir um pouco de música, já q não vivemos sem isso!!!! Bjs!!!