segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Metal

Divertia-me esses dias folheando o Dicionário de Termos e Expressões da Música de Henrique Autan Dourado, presente de uma grande amiga. Passeava por instrumentos de orquestra quando fui afunilando o assunto: cheguei aos de sopro e, finalmente, aos chamados metais. Foi então que a idéia brilhante surgiu: vou procurar por Metal!!!

heavy metal (inglês literal: metal pesado) Gênero de rock agressivo, sustentado por guitarras em altíssimo volume e cantado com gritos e uivos, cujas letras abordam temas violentos, drogas e sexo. Entre os expoentes precursores do heavy metal, Jimi Hendrix, Cream, The Who, Led Zeppelin, que abriram caminho para uma legião de seguidores, como o brasileiro Sepultura, conhecido internacionalmente.

Na hora, murchei. Pensei em como o senso comum toma a mente das pessoas e elas acreditam piamente no que ouvem falar ao invés de conhecer. Só faltam explicitar quando vêem um homem de preto com cabelos longos de seguidor do demônio.
Não é só gritaria ou barulho que sustenta o Metal; sim, existe peso e, com ele, composições ricas, grandes arranjos e ótimos instrumentistas. Os temas também variam: desde histórias de duendes e elfos até problemas psicológicos.
No entanto, é sempre melhor levar com bom humor! Pois, de qualquer forma, justiça será feita: pelo termo heavy metal, Dourado, sim, será castigado pelo Deus Metal; pelo restante, tenho certeza que o Deus Metal também demonstrará toda sua complacência: apesar da escorregada, o autor fez um bom trabalho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ui, muito brochante (isso se escreve com "ch" ou com "x"?) a definição q deram..... povo sem sentimento, viu?!!?
Mas tudo bem, isso passa!!!!
Te adoro, Artur!!! Saudades!!!