sexta-feira, 9 de março de 2012

Nova Iorque

É inverno na fria cidade de Nova Iorque. E não é só porque é inverno que é inverno. É inverno porque é sempre inverno, mesmo quando é verão. É inverno porque apesar de nem sempre as pessoas estarem com pressa, as pessoas estão sozinhas. E elas estão sozinhas porque a cidade é uma cidade passageira... é onde todos passam, mas ninguém fica. Nova Iorque é a cidade dos negócios, a cidade do dinheiro. Mais do que a Capital do Mundo, Nova Iorque é o Mundo do Capital. E, sendo assim, Nova Iorque fecha as pessoas. Todas as pessoas, não só descendentes de todo o mundo, mas as pessoas de todo o mundo. Fecha como tudo se fecha após as quatro da manhã... na cidade que "nunca" dorme.
É um desperdício... chega a ser uma pena. Porque a cidade é realmente linda, com todas as suas luzes e edifícios, com a água que a cerca pelos quatro cantos, com as selvas naturais dos parques que se perdem na selva artificial de concreto, com seus lugares pequeninos e aconchegantes e infinitos...
E fico imaginando como seria diferente o passeio pela rua 42 ou pelo Battery Park se a moça que me conheceu ainda de cabelos longos estivesse aqui. A moça que escreveu tanto da minha história... fico imaginando as viagens, que sempre foram tão boas em outras estradas, sendo aqui também, pelo vermelho das árvores e pelas casas dos alpes. Imaginando o rádio alto tocando música boa só para nós... imaginando eu parando para comprar flores da mulher que sempre somente cumprimento nas voltas do trabalho.
E acho que seria verão mesmo no inverno. E a fria cidade de Nova Iorque, dancing, não mais dormiria...

2 comentários:

Luísa disse...

http://luisacoms.blogspot.com.br/2011/04/inverno.html
é de quase um ano atrás... mas aplica-se.

Todos sentimos falta de verões e primaveras que já não são.
Mas temos que seguir, o mundo gira e as estações voltarão. O calor, as flores... tudo vai voltar. E a gente vai voltar a ver um mundo sem esse cinza glacial.
O gelo vai derreter, eu prometo, seja pelo sol, seja por outros calores... Mas vai derreter e vai tudo ficar quentinho, de novo... vai tudo ficar bem.

Anônimo disse...

Devo dizer que o seu texto é lindo!Parabéns amigo.
Muitas vezes acreditamos que o inverno será constante em nossas vidas. Mas o sol,ah o sol! ele sempre vem e muda tudo!