quinta-feira, 7 de junho de 2007

Escala de graduação de qualidade - Capítulo Físico-Químico

ETIMOLOGIA

Após a classificação musical, a Escala de graduação de qualidade ainda deu passos adiante visando resolver questões não muito bem explicadas. Tudo começou com a seguinte pergunta: se uma coisa exageradamente boa ClassicalZ, então algo exacerbadamente ruim Quanticalz?
A pergunta soava um tanto quanto estranha de primeira pois uma coisa muito ruim já havia sido classificada anteriormente: ela funkZ! Porém, a mesma pergunta abriu caminho para a reflexão sobre como a Escala não supria a necessidade de se expressar algo indefinido. Indo mais além, também percebeu-se que faltava um termo para definir algo que não fosse absoluto, que pudesse variar diante de diversos fatores.

Basicamente, segundo as teorias físicas, a Mecânica Clássica explica o mundo no qual vivemos, isto é, o tempo passa sempre com a mesma regularidade e as posições de quaisquer corpos são bem definidas juntamente com suas velocidades; a Mecânica Quântica explica o mundo microscópico, ou seja, estuda as partículas, invisíveis para os seres humanos a olho nu, determinando suas posições ou suas velocidades, sendo impossível a determinação dos dois parâmetros ao mesmo tempo; finalmente, a Mecânica Relativística estuda os efeitos sofridos pelos corpos em diferentes velocidades, pois um corpo a uma velocidade próxima à da luz vê o tempo e o espaço se deformarem observando-os diferentemente da forma que um ser à baixa velocidade os enxergam.

E foi nesse contexto físico-químico que surgiram os termos complementares da Escala. Para alguma coisa que não seja possível explicitar se é boa ou ruim, por falta de conhecimento ou qualquer outro fator, o termo a ser utilizado é Quanticalz. Para algo que não seja absoluto, que pode ser bom num dado momento e/ou ruim num outro, o termo é Relativz.

Exemplo:
- Cara, isso R0X?
- Na minha opinião, Relativz. Tem hora que ouço sem problemas, mas tem hora que é insuportável.
- Mas, com certeza, aquilo funka forte!
- É... Quanticalz. Não conheço muito bem, não tenho parâmetros pra avaliar.

Com isso, a Escala, como na Física, se divide em três: a Escala Musical ou Clássica para coisas invariantes, a Escala Relativística para coisas que variam e a Escala Quântica para coisas indeterminadas.


8 comentários:

Anônimo disse...

Gelumbauskas!
faz ae o teste pra saber qual seu tipo psicológico:

http://wiki.inspiira.org/view/Persona/TesteSimplificado

depois me conta! hauhauhau


***depois, se quiser saber mais detalhes, entra aqui

http://www.keirsey.com/

q fala bastante sobre os tipos

;)

Mel disse...

hauhauhauhauuaa! rapaaaaz! que lindo tudo isso que tu disse! :0D gostei especialmente do funka. \o/
e as definições o.o resumidas das Mecânicas valeram para a minha pessoinha. eu jamais conseguiria distingüir uma da outra. pra mim é tudo delta vê, gama, delta ésse, delta tê etc...
:0P

F.V. disse...

hasuahsuhaushuash
e a brisa só aumenta !

abraço !!

Anônimo disse...

espero que vc não tenha perdido muito do seu tempo nem deixado de fazer outras coisas para elaborar esse texto. hahahaha
entra no meu flog!! Faz tempo que nõ o vejo por lá. haha
Beijokas!
Saudades
=]

Anônimo disse...

Sempre genial, né Lord!
Saudades de você, viu?
Beijos,
Princess.

Anônimo disse...

Oi moço!
Resolvi fazer uma visitinha por aqui! Poxa, tem bastante coisa pra ler! =)
Bom, como estou falando pelo msn, uma outra vez eu posto aqui com o link do meu blog, certo? Assim ficamos quites! rs
Beijão! ;)

Amanda N. disse...

Oi moço... Eu de novo!
Só vim aqui pra deixar o link =P
E também pra comentar, de fato, o blog. Bom, esse seu último post foi uma coisa meio doida, pelo menos pra mim, que tô pegando o tópico do nada, porque eu vi que tem outros assim... Vou dar uma lida e entender melhor que se passa na sua cabeça =P
Beijos!!

Anônimo disse...

Belíssimo complemento. Só demorou um pouco... e eu estava curiosa para saber o que você e o Padre tinham, finalmente, acertado a respeito desse assunto.
Esse Tratado Etimológico está cada vez mais completo. Guimarães Rosa iria aplaudir, com certeza!